terça-feira, 5 de junho de 2012

O que é disfagia?



Mas, afinal o que é a disfagia?


A deglutição tem sido tratada pelos fonoaudiólogos desde há muitos anos. Inicialmente quando um indivíduo apresentava deglutição alterada, era encaminhado aos fonoaudiólogos pelos dentistas. Estes, ao reabilitar a oclusão observavam que os movimentos da língua fossem na fala ou na deglutição, poderiam influenciar o posicionamento dos dentes. Desta forma, o trabalho mais formal com deglutição, realizado pelos fonoaudiólogos, foi iniciado no Brasil por causa das alterações oclusais.
O trabalho dos fonoaudiólogos se expandiu e muitos destes profissionais foram trabalhar em hospitais. Neste novo ambiente de trabalho outras alterações foram mais bem compreendidas e tem início o trabalho com as disfagias orofaringeanas. Mas, afinal o que é a disfagia? Seria algo diferente da deglutição inicialmente trabalhada junto aos casos odontológicos?
Furkim e Silva, 1999 realizaram extensa revisão da literatura para diferenciar a deglutição que é tratada pelos especialistas em Motricidade Oral da disfagia, que é tratada pelos fonoaudiólogos envolvidos com alterações da deglutição que afetam a alimentação e nutrição do indivíduo.
Algumas definições dadas por autoras. “A deglutição é o ato de engolir, responsável por levar o alimento e/ou saliva desde a boca até o estômago (“ o que é “). Este ato se processa por complexa ação neuromuscular sinérgica eliciada voluntariamente (“ do que depende a sua eficiência “), tendo a finalidade de satisfazer os requisitos nutricionais do indivíduo e proteger a via aérea com manutenção do prazer alimentar (“ para quê se efetiva “)”
“A disfagia orofaríngea deve ser entendida como um distúrbio de deglutição, com sinais esintomas específicos, que se caracteriza por alterações em qualquer etapa e/ou entre as etapas da dinâmica da deglutição, podendo ser congênita ou adquirida após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico, podendo trazer prejuízo aos aspectos, nutricional de hidratação, no estado pulmonar, prazer alimentar e social do indivíduo”
A partir destas definições, podemos compreender que todos os fonoaudiólogos que trabalham com deglutição estão trabalhando com diferentes aspectos e alterações da deglutição e isto implica em um vasto conhecimento da anatomia e fisiologia da deglutição além da compreensão do que a altera, pois somente a partir disto é que poderemos compreender as diferentes técnicas e manobras para o tratamento da deglutição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário